Doença Renal: O que é?

A doença renal, também chamada de doença renal crônica, é a doença mais comum dos rins. A maioria das pessoas infelizmente não sabe que é portadora, pois esse problema não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Essa doença geralmente é encontrada em portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus. Descubra como suspeitar de doença renal crônica.

Os rins situam-se na região lombar, na altura das últimas costelas. Normalmente pesam entre 120 a 180 gramas e possuem a forma de um grão de feijão de tamanho maior.

A hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são doenças muito frequentes e são as principais causas de doença renal crônica. O tratamento de ambas, associado a mudanças no estilo de vida e ajuste de alguns medicamentos pelo médico nefrologista podem estabilizar e até reverter esse grave problema dos rins.

Médico Especialista em Doença Renal Crônica:

O médico especialista em doença renal é o Nefrologista.

Dr Miguel é médico nefrologista especialista em doença renal em Manaus. Ele é médico nefrologista da Fundação Hospital Adriano Jorge, fazendo parte da equipe de nefrologia deste hospital.

Dr Miguel Moura é médico especialista em nefrologia pela Universidade de São Paulo (USP-RP). Os seus estudos foram exatamente sobre doenças dos rins e trabalhou durante muitos anos com portadores de doença renal crônica em estágio 5, também chamado de doença renal em estágio terminal.

Agende uma consulta agora com o Dr Miguel Moura Nefrologista especialista em Doença Renal.

Você pode conferir opiniões de pacientes que já tiveram a experiência de serem atendidos por um nefrologista. O site doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre médicos nefrologistas.

O Dr Miguel Moura é o médico nefrologista mais bem avaliado da sua região e um dos mais bem avaliados do Brasil, recebendo certificados de excelência do doctoralia pelo seu trabalho.

Miguel Alfredo Moura Burga - Doctoralia.com.br

Veja depoimentos reais de pacientes que já consultaram com o Dr Miguel Moura.

Você pode ver mais depoimentos de pacientes que consultaram com o Dr Miguel Moura clicando aqui.

O que é doença renal?

A doença renal, também chamada de doença renal crônica (DRC), é a doença mais comum dos rins, levando milhares de pessoas todo ano a precisarem de diálise ou transplante renal. No Brasil, a doença vem com aumento progressivo no número de casos, tendo uma prevalência estimada de 3 a 5 milhões de pessoas.

Na maioria das vezes, a doença renal crônica é relacionada a outras duas condições crônicas, muito comuns na população geral:

  • Hipertensão arterial sistêmica (HAS)
  • Diabetes mellitus (DM)

E qual a relação entre essas doenças com a doença renal?

Para entender a relação, precisamos compreender o conceito delas e algumas informações práticas.

As doenças crônicas são condições de saúde que não são resolvidas num curto espaço de tempo, como uma pneumonia ou uma dor de cabeça, logo precisam de um acompanhamento e seguimento. Além disso, costumeiramente, não levam a risco de vida imediato. Estas características fazem com que, normalmente, as pessoas não se preocupem tanto com elas, menosprezando as suas consequências no futuro.

A doença renal crônica, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus são doenças crônicas, apresentando as características acima citadas. Além disso, essas doenças quase sempre são assintomáticas e não tem cura, mas é possível mantê-las controladas.

Estima-se no Brasil que a prevalência de hipertensão seja de aproximadamente 25-30% da população geral e de diabetes seja de 7-10%. Esses dados aumentam com a idade, como no caso da hipertensão, que acomete mais da metade da população acima de 60 anos. 

Atualmente, a prevalência de doença renal crônica no país é em torno de 3-5 milhões de pessoas, sendo que a grande maioria, não sabem desse diagnóstico.

Agregado a esses fatores de risco tradicionais, a pandemia da COVID-19 levou a aumento da prevalência de doença renal, como sequela de um dano que ocorreu no passado.

E então: qual a relação da hipertensão e do diabetes com a doença renal crônica?

As duas primeiras são causas diretas de dano renal, assim chamadas:

  • Nefropatia hipertensiva
  • Nefropatia diabética, também conhecida como doença renal do diabetes (DRD).

Portanto, a doença renal é causada diretamente pela falta de tratamento de doenças muito comuns na população. Em casos graves, a doença renal evolui para insuficiência renal avançada e necessidade de uma terapia de substituição renal, que pode ser a hemodiálise, a diálise peritoneal e o transplante renal.

Por isso, é fundamental o controle da hipertensão arterial e do diabetes, assim como o tratamento específico da doença renal, com uma dieta saudável, algumas restrições a depender do nível de função renal, medicamentos específicos para proteção renal e reposição de algumas vitaminas importantes para o controle do paciente portador de doença renal.

Na maioria das vezes, a doença renal crônica é relacionada a outras duas condições crônicas, muito comuns na população geral:

  • Hipertensão arterial sistêmica (HAS)
  • Diabetes mellitus (DM)

Para saber mais sobre a doença renal, o seu diagnóstico e tratamento, clique aqui.

FONTE:

Sociedade Brasileira de Nefrologia – www.sbn.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, posso ajudar?