Um Nefrologista é um médico especialista em rins. Ou seja, um médico especializado em diagnosticar e tratar doenças dos rins e das vias urinárias.
Eu sou Nefrologista em Manaus. Atendo atualmente em meu consultório. Sou Nefrologista da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), onde avalio pacientes com problemas nos rins e sou do serviço de Clínica Médica do hospital, trabalhando também como orientador de novos médicos e de estudantes de medicina.
Sou especialista em nefrologia e meus estudos foram na área de insuficiência renal e pedras nos rins, que são umas das doenças tratadas pelo Nefrologista.
Você pode ver os depoimentos dos pacientes que consultaram comigo clicando aqui.
Seus rins são órgãos vitais e se localizam nas costas. Eles realizam a filtragem do sangue, controlam a pressão arterial e os líquidos corporais, além de remover as toxinas do corpo.
A doença renal pode levar a danos permanentes nos tecidos dos rins. Isso pode afetar o seu funcionamento e, finalmente, causar uma condição grave e perigosa chamada doença renal crônica. O nefrologista pode ajudá-lo a identificar e tratar as doenças dos rins antes que atinjam esse ponto crítico.
O que é Nefrologista?
A nefrologia é um ramo da medicina preocupada com o estudo, prevenção, diagnóstico e manejo de doenças que afetam os rins. O termo nefrologia é derivado das palavras gregas “nephros” e “logos”, que significa rins e estudo, respectivamente.
Doenças dos rins afetam milhões de indivíduos em todo o mundo. Elas estão associadas a vários resultados ruins, incluindo a insuficiência renal aguda (IRA) e a doença renal crônica (DRC).
Em particular, infecções e uso indiscriminado de alguns medicamentos são a principal causa de insuficiência renal aguda. Hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus são as principais causas de doença renal crônica.
As condições com as quais os nefrologistas lidam com mais frequência são os inchaços (edemas) e as alterações de função renal (tanto no sangue como na urina).
Miguel Alfredo Moura Burga – Doctoralia.com.br
Doenças tratadas pelo Nefrologista?
As principais condições tratadas pelo Nefrologista são:
- Nefrites (inflamações nos rins)
- Pedras nos rins
- Cistos renais
- Infecções urinárias
- Edemas
- Proteínas na urina
- Sangramentos na urina
- Hipertensão arterial sistêmica
- Diabetes mellitus
- Insuficiência renal aguda
- Doença renal crônica
- Transplante renal
Para se tornar um Nefrologista o médico deve, inicialmente, terminar a faculdade e se especializar em Clínica Médica. Só então o médico irá se especializar novamente para ter o título de Nefrologista.
Miguel Alfredo Moura Burga – Doctoralia.com.br
Razões para consultar um Nefrologista:
Geralmente um médico pode encaminhá-lo para uma avaliação com um nefrologista se ele identifica alguma das doenças citadas acima ou quando ele percebe alguma alteração nos seus exames ou mesmo alguns sintomas. Por exemplo:
Você tem resultados de testes de função renal anormal:
As análises no sangue e na urina da função renal verificam como funcionam os seus rins.
Se as suas análises no sangue e/ou na urina mostrarem resultados anormais, estes podem indicar problemas com os seus rins, tais como nefrites e insuficiência renal.
Você tem um Sintoma de Problemas nos Rins:
Estes podem incluir:
Alterações na coloração da urina: alterações na coloração da urina podem representar algum problema renal, como urina avermelhada causada por sangramento na via urinária, ou urina espumosa causada por glicose e/ou proteínas na urina. Por vezes, a urina apresenta-se mais ou menos concentrada por conta de medicamentos, como alguns diuréticos e a depender do grau de hidratação do paciente.
Edemas: os edemas podem representar dificuldade dos rins em controlar a quantidade de água e sal ingeridas diariamente, resultando em problemas no controle dos líquidos corporais. Rins doentes não conseguem regular adequadamente o nosso volume corporal de líquidos, causando desde edemas localizados em membros, até edemas pulmonares (chamados também de edemas congestivos), cujos sintomas seriam a falta de ar (dispnéia). Os edemas podem significar estágios avançados de sofrimento renal, por vezes somente controlados com terapias renais substitutivas como diálise.
Anemia: a anemia pode estar presente em estágios iniciais da doença renal, sendo um sinal precoce do seu acometimento. Nos estágios leves a moderados de doença renal, os rins não produzem adequadamente o hormônio eritropoetina, causando deficiência na produção de novas células sanguíneas. A depender do local de acometimento nos rins, a anemia pode ser um sintoma inicial de acometimento renal.
Dores nas costas: podem representar inflamações ou infecções renais, mais conhecidas como nefrites. Podem resultar também de obstruções no trato urinário (por conta de pedras nos rins por exemplo) e obstruções vasculares (tromboses venosas). São sintomas por vezes incapacitantes, por se localizarem do lado da coluna, comprometendo a manutenção da postura e da posição ereta. Requerem tratamento precoce.
Hidronefrose: alteração detectada no exame de ultrassonografia das vias urinárias, que representa acúmulo de diurese na via urinária, causado por obstrução dessa via. Quando esse acúmulo é capaz de dilatar as vias urinárias e os rins, o paciente pode evoluir para insuficiência renal, e por vezes, necessidade de diálise de urgência. As causas de obstrução são diversas, sendo as principais a presença de aumento da próstata, cálculos renais e bexiga neurogênica.
Nefrologista perto de mim?
A maioria dos pacientes são encaminhados ao nefrologista pelo seu médico clínico geral. As pessoas podem ser encaminhadas por muitas razões, tais como testes de função renal anormal, dores nas costas, edemas ou suspeita de insuficiência renal.
Para saber se há um nefrologista perto de mim eu procuro por médicos que atuem em centros de referência como a Fundação Hospital Adriano Jorge no caso de Manaus.
Se você não tiver certeza se seu problema está relacionado aos rins, é melhor consultar seu médico para verificar.
Algumas pessoas também apresentam problemas de rins em andamento, ou procuram cuidados pré/pós-operatórios para cirurgia dos rins e vias urinárias. Outros pacientes podem ter sido encaminhados a um especialista, mas gostariam de ter uma segunda opinião.
Se você quiser descobrir se seu nefrologista é certificado e credenciado, você pode avaliar no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Miguel Alfredo Moura Burga – Doctoralia.com.br
Fonte:
Sociedade Brasileira de Nefrologia – www.sbn.org.br
Quanto custa uma cirurgia nos rins
Olá
Obrigado pelo contato.
Não realizamos cirurgia dos rins, mas há opções, a depender do caso, que podem ser controladas sem cirurgia.
Estamos a disposição
Valor da consulta e disponibilidade para consulta a partir de 29/09
Olá
Obrigado pelo contato.
Favor entrar em contato no número (92) 9 8524 1665 e falar com a srta Ana Carolina.
Estamos dispostos a resolver o seu problema.
May I simply say what a relief to uncover a person that genuinely understands what theyre discussing on the internet. You definitely realize how to bring an issue to light and make it important. A lot more people ought to read this and understand this side of your story. I cant believe you are not more popular because you definitely possess the gift.
Thanks a lot
Bom dia Dr Miguel Eu gostaria de marcar uma consulta porque eu tô com problema de perca não eu não tenho dinheiro para ir particular só funciona 40% dos dois lados
Olá
Obrigado pelo contato.
Favor entrar em contato no número (92) 9 8524 1665 e falar com a srta Ana Carolina.
Temos condições especiais para pacientes do SUS.
Estamos dispostos a resolver o seu problema.